domingo, 15 de novembro de 2009

HISTÓRIA DA ORIGEM E FIXAÇÃO DOS NOMES DE FAMÍLIA E DO SOBRENOME HARTMANN

O primeiro nome de família foi herdado (passado de pai para filho) em Veneza no século IX (801-900). Esse costume se espalhou de lá para o norte da Itália e sul da França no século X (901-1000). No século XI (1001-1100), o costume chegou à Catalunha (atual Espanha, onde é Barcelona) e ao norte da França (Normandia), e  no século XII (1101-1200) à Inglaterra e Suíça. Depois disso, o uso de um sobrenome fixo tornou-se comum nas cidades do oeste e do sul da Alemanha. No início do século XV (1401-1500), os nomes de família eram encontrados em toda a área de língua alemã, mas não de forma consistente. O sobrenome ainda podia mudar, por exemplo, ao a família se mudar (Johann Sachs/e para Johann Köln/er) ou devido a um novo emprego (Johann Krieger - Johann Schneider). Enquanto a nobreza fixava sobrenomes desde os feudos (propriedades dos nobres, junto com seus castelos, por volta de 1037, com o fim de reivindicar suas heranças), os patrícios (aristocratas próximos aos nobres) e os habitantes da cidade (burgueses, que viviam dentro dos muros dos burgos e não no campo como vassalos) só seguiram aquele costume mais tarde. 
Nas áreas rurais, as famílias passaram sem um sobrenome fixo até o século XVII (1601-1700) ou XVIII (1701-1800). Na Frísia (litoral do Mar do Norte) foi legalmente introduzido no século XIX (1801-1900).
(Extraído de Deutsche Familiennamen/Wikipedia/e Lincoln Höltz/2021)
Resumindo: a origem do sobrenome das pessoas podia vir do nome da profissão, do nome do pai ou da mãe, das características da pessoa, da origem geográfica ou localidade, ou ainda, da peculiaridade do endereço. 
                                 O nome familiar Hartmann é classificado como sendo um nome de origem pessoal. De acordo com os estudiosos, o mais velho e persuasivo tipo de sobrenome é aquele derivado de um nome de batismo. Tais nomes familiares podem ser derivados do primeiro nome de um pai ou do nome do avô ou ainda de um ancestral mais remoto do possuidor original do sobrenome. Considerando o nome familiar Hartmann, ele indica "filho de Hartmann", ou seja, um antigo primeiro nome derivado do velho alemão clássico "Hart", que significa duro, bravo, forte e "mann", significando homem.
Não esqueçamos que existem variantes do sobrenome Hartmann, incluindo: Hartmanni, Hartman, Artmann ou Artman, entre outros, espalhadas em muitos países e em diversas línguas.
Uma das mais antigas referências desse nome ou variante é um registro de um Hartwicus Hartmanni, que é mencionado em documentos de Hamburgo, em 1272. Notáveis possuidores desse sobrenome incluem Johann Hartmann (1680-1730), artista, e Johann Georg Hartmann (1764-1849), ministro das finanças de Wüttenberg.
O substantivo Hartmann formou-se de dois radicais: Hart e Mann. Hart pode significar duro, bravo, inflexível, teimoso, resistente, forte, frio, impassível. Mann quer dizer homem e, por extensão, trabalhador, operário, empregado, serviçal, servo, até escravo.
Reportando-nos à Idade Média, em que a maioria do povo das regiões da Europa trabalhava em vastas propriedades, como empregados ou pobres arrendatários, sujeitos a muito trabalho árduo, braçal e, ao mesmo tempo, em que estes deviam pesados encargos a pagar ao dono dos latifúndios, podemos compreender, também, a origem do nome Hartmann, carregado, sim, por uma minoria de senhores nobres e importantes do remoto passado europeu, mas igualmente por uma imensa maioria de servos ou trabalhadores do campo ou da cidade, e dos quais nós descendemos. É claro que estes servos deviam ser fortes, duros, resistentes, bravos, porque as labutas da época, desprovidas da tecnologia de hoje e com poucas e rústicas máquinas, exigiam do serviçal muita força e resistência física.
Então, concluindo, se os argumentos acima conferem, Hartmann teria sido, originariamente, uma família de trabalhadores ou empregados resistentes e bem mandados. A palavra família está, aqui, empregada no sentido mais amplo, isto é, refere-se a um grande número de parentes.
Por outro lado, o termo Mann era aplicado a muitas famílias, tanto que temos Lauermann, Wortmann, Ortmann, Klassmann, Ostermann, etc... Estes eram, provavelmente, todos trabalhadores em outras épocas, a serviço das mais diversas profissões e patrões.
Segundo o Padre Helmuth Kaiser, a palavra Hartmann teria derivado de "Harz", que é uma região semi-montanhosa da Alemanha, mais a palavra "Mann" (homem), o que poderia, então, originalmente ter significado "homem, morador ou trabalhador da região do Harz".
Outro detalhe importante que se observa hoje, quando se visita a Alemanha, é como a palavra Hartmann é um sobrenome muito comum em toda parte, como se pode facilmente verificar nas listas telefônicas de qualquer cidade da Alemanha atual, dando inclusive denominação a localidades, como Oberhartmannsdorf e Unterhartmannsdorf, na parte oriental daquele país.
E por que Hartmann? Seria mais justo que, originariamente, também houvesse Hartfrau! Mann: homem. Frau: mulher, esposa. Reportemo-nos, então, de volta a outras épocas do passado remoto ou recente, em que a mulher vivia literalmente embaixo das asas do marido. É óbvio que permaneceu a hegemonia masculina também na denominação identificatória. Basta lembrar que até há bem pouco tempo as mulheres estavam sob o jugo dos homens (muitas ainda hoje estão), numa sociedade em que o homem era aquele que devia prover sozinho o sustento da família, juntamente com os filhos homens, se houvesse. Ao mesmo tempo, ele era o chefe que mandava, que decidia, e que sobrepunha o seu nome ao da esposa e dos filhos e filhas, que eram quase como propriedade sua, em uma coletividade que hoje denominaríamos machista, fato que antigamente era uma coisa normal e tacitamente aceita. Assim, obviamente, se impôs também o radical Mann (homem) sobre Frau (mulher), permanecendo Hartmann para todas as gerações.
Afinal, podemos ver como existem diversas teorias e histórias. Não sabemos ao certo qual é a verdadeira. Quiçá todas as idéias tenham algum ou todo fundamento.



Ao lado, foto do Castelo Neuschwanstein, um dos mais visitados na Alemanha. Fica no Estado da Baviera, perto de Füssen, no sul. O rei romântico, Ludwig II, da Baviera, mandou construí-lo entre 1869 e 1886. Ele próprio nunca morou ali. Residia noutro palácio próximo. Também foi chamado rei louco. Sua morte continua misteriosa, pois apareceu morto num lago próximo ao lindo castelo que fez edificar. Hoje, milhares de turistas do mundo inteiro visitam o lugar, um dos mais belos da Alemanha. 

13 comentários:

  1. sou um hartmann, obrigado pelas imformaçoes,meu tatara avo servio a guerra.

    ResponderExcluir
  2. Meu avô vindo da Alemanha chegou no Brasil em 1923, se chamava Leopold Richard Hartmann.
    Ele lutou na 1º Guerra Mundial, não sabemos ao certo onde nasceu, alguns familiares dizem que foi em Hamburgo, outros em Leipzig.
    Era filho Johann Hartmann e Katharina Karl Hartmann.
    Muito obrigado pelas informações.
    Leandro Hartmann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro, boa tarde... Meu nome é Ricardo Hartmann. Nossa, que legal ler seu post. será que seu avo (Leopold Richard Hartmann) é o mesmo Richard Hartmann que me foi contado como meu bisavô? Sou filho de Ondina Edeltrand Hartmann, que é filha de Rudolph (Antonio) Hartmann, o qual é (supostamente) filho do Richard Hartmann. Será que estamos falando da mesma pessoa? pq sempre tive MUITA curiosidade em saber mais sobre nossa origem mas muitos documentos foram perdidos ao longo do tempo... quando puder, entre em contato comigo: ricardo.hartmann@datamed-ocupacional.com.br . Grande abraço

      Excluir
    2. Nossa gente, também sou um Hartmann, procuro familiares mas, já procurei por onde moravam mas, nao achei ninguém até agora. Meu pai chamava-se Egon Hartmann, e sei que meu avô era Joao Hartmann. Não tenho muitas informações mas, se alguém tiver alguma informação agradeço.

      Excluir
    3. Olá Leandro. Sabes me dizer se ele chegou no Brasil através do porto de NY, na Ellis Island? Ele nasceu em 1897, correto?

      Excluir
  3. Essa historia é mto interessante,fiquei ainda mais curiosa a respeito, pq tbm sou uma harthmann não sei mto sobre os harthmann meu avô e o bisa eram harthmann

    ResponderExcluir
  4. Sou Hartmann também. Meu Bisavô chamava Carl Hartmann meu avô Bertold Hartmann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi sou Claudeth harthmann sou prima so leandro, eu sempre tive curiosidade de saber se todos os harthmann são parentes.

      Excluir
  5. Nossa gente, também sou um Hartmann, procuro familiares mas, já procurei por onde moravam mas, nao achei ninguém até agora. Meu pai chamava-se Egon Hartmann, e sei que meu avô era Joao Hartmann. Não tenho muitas informações mas, se alguém tiver alguma informação agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Egon Hartmann Filho, meu pai se chamava Egon Hartmann e meu avô João Hartmann, achei interessante isso, talvez sejamos parentes.

      Excluir
  6. Muito interessante essa matéria, mas gostaria de saber se esse sobrenome é de origem alemã ou judaica, pois minha mãe sempre dizia que sobrenomes judaicos terminam com dois Enes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilith, sou a Camila Hartmann, pela história, com um "n" só é judaico, com dois é alemão.

      Excluir